segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura = Doutores Prata e Eduardo Ricou

Doutor Alvaro Cunhal no Assassinato do Doutor Carlos Ferreira Soares  Ano de 1992



O Secretário Geral do Partido Comunista Português na Romagem  ao Camarada Dr. Prata
Amizades que perduram = Doutores Prata e Eduardo Ricou  70 anos depois
Só se morre, quando se deixa de estar no coração de alguém.
     Um E-Mail  chegado até mim de uma descendente directa do Senhor Doutor Eduardo Ricou, personalidade com noventa anos, sendo natural da praia da Granja S. Félix da Marinha, Vila  Nova de Gaia, mas a residir em França, seguendo depreendo.
     Foi com enorme satisfação que recebi a sua resposta  ao meu Mail Senhor Valdemar..
    Não soube  o favor que me prestou em me ter repondido tão rápidamente ao que lhe pedi concretamente, se o Doutor Alvaro Cunhal esteve em vida em Nogueira da Regedoura em Romaagem ao Doutor Carlos Ferreira Soares e na qual lhe confirmei que esteve aquando  da romagem dos cinquenta anos que decorria sobre o seu assassinato, 1992. Sendo que Alvaro Cunhal era responsável aqui no Norte onde Ferreira Soares pertencia em militância Comunista.
A razão, é que meu Pai hoje com noventa anos, tendo escrito em livro as suas memórias e saudade de um médico em África, pois ele era médico leprologo, e foi mandado para Angola em mil novecentos e quarenta e nove, fala do dr. Prata Soares com muito carinho e dizendo que o conhecera quando ainda estava a estudar medicina no Porto. Parece que o Dr. Prata Soares o ajudou (ao meu pai). E ele conta no livro que o Dr. Prata Soares, um grande democrata e amigo do povo. foi cruelmente assassinado pela PIDE em 1942. Este médico  influenciou bastante o meu pai na parte humana e social:
     Ele conta também no livro, que o Dr. Alvaro Cunhal iria em Romagem ao cemitério de Nogueira da Regedoura, prestar homenagem a este grande homem que foi Dr. Prata Soares.
      Até tenciono comprar o livro sobre a vida dele para o oferecer ao meu pai.
     Será um presente marvilhoso para ele.
    Eu até adoraria  falar consigo ao telefone.
    Se tiver detalhes que efectivamente ele foi assassinado cobardemente por agentes da PIDE, imensamente grata lhe ficaria.
   A Inveja é uma coisa muito feia e a calúnia também.
   Eu posso ligar-lhe por telefone.
   Aguardo as suas notícias impacientemente.
   Eduarda Ricou
 Nota:
          Pois Amiga, não tem nada que me agradecer e vamos continuar a desenvolver o contacto.
          Vou ficar ansioso por receber o livro que o seu pai publicou e para isso conto com a sua colaboração, e quanto ao que respeita ao de Ferreira Soares,  Crime de Salazar, posso assegurar -lhe que depois de ter o seu endereço, lhe o vou enviar autografado pelo Autor. Bem Haja
 Quando se é bom e justo a memória não deixa que se apague, é salutar esta prova de que já leva cerca de setenta anos e perdura na memória do Dr. Ricou e que fez jus em prestar esse reconhecimento à memória do Doutor Carlos seu amigo, e que só por mero acaso e graças à Internet se tornou possivel o estabelecimento deste elo de ligação depois de ter já estabelecido contactos entre amigos e familaires nas quatro partes do mundo, fico imensamente feliz por mais esta a que muito me liga.

1 comentário:

  1. Meu caro, por mero acaso, fui ter ao seu blogue. Sempre vejo mencionado o livro do doutor Ricou, mas sem a indicaçao do titulo. Nas bibliotecas publicas não aparece, muito menos nas livrarias. Como poderia obter uma fotocopia do que o dr. Ricou diz nesse livro sobre o dr, Ferreira Soares? se me pudesse responder para jvialemoutinho@gmail,com, ficaria agradecido. Cordialmente, jvm

    ResponderEliminar