quinta-feira, 29 de abril de 2010

Porcos e Cabras= Esta também aconteceu.

Comprei Três Porcos, a Cabra e a Cria


Fala a Sabedoria Popular:- Ovelhas não são para mato.
Nasci e cresci no tempo em que o Porco vivia na corte que existia por baixo da casa, a que hoje se chama meia cave.
Um belo dia fui convidado a ver umas 4 ou 5  porcas  criadeiras eram um Tio da minha Esposa, vai daí e como sou bastante seguidísta das tradições dos meus Avós e Pais, decido-me e compro três.
      Transportei-os na mala do carro, era o principio do fim. Um deles; morreu abafado, a segunda que era uma porca, não sei se por problemas de transporte ou porque era mesmo anã; tive-a cerca de oito meses, e nunca foi além de uns quarenta cêntimetros e talvez o seu peso uns cinco a seis quilos, quando acaba de comer quase ficava redonda, um dia acabou por morrer, o terceiro desenvolveu-se normalmente, aborreci-me com aquela cena e acabei por o vender ao Manel do talho, até hoje nunca mais voltei a criar mais nenhum. Não poruqe não gostasse, mas porque hoje as coisas já não são como eram, e não dava para cá em casa se comer tudo e, como tal a sua criação não o justifica.

Desisti do Porco, comprei uma Cabra e a Cria.
Foi ele a mamar  e crescer. Depois fui eu a comer.
      Desde muito pequeno que o meu relacionamento com Cabras não era o melhor, sinceramente não morria de amores por elas, pois elas não sendo as culpadas tinha sido severamente castigado por dois mandriões que lá andavam com elas e quem as tinha de ir buscar eramos nós e o agradecimento era o daquele tempo. estás caladinho ou levas no focinho. Muitas vezes chovia mesmo.
 Mesmo assim um tempo, que eu apenas e só trocava. Por aquele tempo = Maravilhoso
Cabras não Obrigado
  Dirigi-me a Rio Meão e comprei uma Cabra com uma cria recem nascida, durante a vida tinha bebido leite de cabra e gostava, então seria um dos objectivos, mas não sei porquê ao tirar o leite ao animal , tentei mas não fui capaz de o beber, o mesmo acontecendo com mulher e filhas, então todo o leite que a cabra criava foi para a cria. Por outro lado, não sabia que era um animal tão sensivel ao sistema cçlimatérico!!! Bastava caír uns pingos de água, não se calava, chegada à corte logo que parasse de chover a cena repetia-se queria ir pastar ao lar livre.
     Como o local onde vivia, ficava ainda bastante distante para onde a levava a pastar "no meu terreno", acabei por abater as duas.
Assim a cabou por perder-se um pretendente a criador de cabras que nem chegou a começar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário