sábado, 3 de julho de 2010

Horrivel o que aconteceu a 4 de Julho : - Roquete e mais três Pides = Doutor Carlos Ferreira Soares = Assassinato Impune = 4 de Julho de 2010 = Ferreira Soares foi assassinado há 68 anos.

 Lutou e pagou com a sua própria vida por uma sociedade, onde todos fossem tratados com dignidade humana.
Assassinado com catorze balas. Roquete o Assassino,  fazia-se acompanhar por mais três PIDES
Guarda redes da Selecção Nacional e do Belenenses e Policia da PVDE (PIDE), com a companhia de mais três PIDES assassina no seu Consultório em Nogueira da Regeoura o Doutro do Povo. Sendo segundo a Autópsia feitas pelo Doutro Gomes de Almeida em Espinho, no total foram disparadas 14 balas de Metralhadora.

Horrivel o que aconteceu a 4 de Julho de 1942.
     Dois dias depois do Belenenses ganhar a Taça de Portugal, de Óscar Carmona ser reeleito presidente da República.... concorrendo só
António Carlos de Carvalho Ferreira Soares, formara-se em medicina, durante o curso aderira ao P.C.P.. Colaborou na Seara Nova como etnógrafo, critíco literário, contista. Pelo povo espalhava simpatias e admirações-cantando e tocando guitarra em festas e romarias. Por tudo isso, o legionário Silva Leal considerou-o o « individuo mais perigoso do Norte». Perseguido entrou na clandestinidade como Dr. Prata. Dormia, por vezes, no Cenitério de Nogueira da Regedoura, terreola de Santa Maria da Feira, recostado a uma Japoneira. Seis anos assim andou tratando dos pobres da zona sem nunca receber um tostão, dando-lhe dinheiro para medicamentos que lhes receitava. A PVDE mais tarde de nome P.I.D.E., tentou várias vezes apanhá-lo, o povo encobria-o, escondia -o. Foi então que alguém cogitou na cilada. Agentes disfarçados- correram à aldeia dizendo que num acidente de carro ficara uma mulher ferida a precisar de médico. Quando o soube, Ferreira Soares pediu que a levassem então ao seu consultório.
     Mal começou a consultá-la, entraram de rompante três policias da PVDE. Ouviram-se tiros, na autópsia, descobriram-lhe 14 balas no corpo. Os torcionários correram a festejar o «sucesso» numa pastelaria de Espinho, o dono, conchavado com eles, abriu garrafas de champanhe, entre gargalhadas, em brado, todos gritaram: Morte aos comunistas. O mesmo Roquete que prendeu Cândido de Oliveira e o enviaram para o Tarrfal de dentes partidos! e três jogadores seus andaram pelos calabouços da polícia política Cândido de Oliveira que era inspector geral dos CTT, tinha sido Seleccionador Nacional e muito mais.
O assassino Roquete talvez por peso na consciência ( Que não a tinha) pediu transferência para Moçambique continuando como PIDE e ligado a uma companhia de exploraçãp de castanha e cajú.
      Pós 25 de Abril as forças ligadads ao passado com apoios exteriores tentaram juntando-lhe calunias e ameaças a quem ousasse defender a vida e obra do Doutor Carlos.

Convicções são irreversiveis: - Ferreira Soares tem o destaque devido na Freguesia de Nogueira da Regedoura.
    Foi plantada a simbólica Japoneira que o Regime fascista tinha mandado cortar, uma Praça evocando o seu nome, uma Avenida com o nome de Carlos Ferreira Soares, o mesmo acontecendo com uma rotunda e nela um Monumento, no qual se encontra o seus busto e  simbolizado  com as 14 balas assassinas, bem como a ilucidação dos anos de clandestinidade.
    Um Livro publicado em 1960 onde é referênciado a luta e o crime. No ano transacto foi lançado um livro escrito pelo Professor Doutor Nogueirense Armando Silva e apoiado pelo actual Executivo.
    Um seu Amigo do Tempo da Universidade de Medicina do Porto Doutor Ricou, médico de doênças leprosas, que depois de alguns avissos de que estava a ser perseguido ofereceu-se para tratar de leprosos em Angola. Hoje com 90 anos, públicou um livro de memórias, onde relata a sua ligação e a forte personalidade e o humanismo de Carlos Ferreira Soares.
Um Povo sem Memória é um Povo sem Rumo.
Só se morre quando se deixa de estar no coração de alguém.

2 comentários:

  1. Gostaria que fizesse o favor de me contactar. O tema é o dr. Ferreira Soares. O amigo diz que em 1960 saiu um livro sobre este assunto, mas precisava de saber o autor e o título. Muito obrigado: jvialemoutinho@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Gostaria que fizesse o favor de me contactar. O tema é o dr. Ferreira Soares. O amigo diz que em 1960 saiu um livro sobre este assunto, mas precisava de saber o autor e o título. Muito obrigado: jvialemoutinho@gmail.com

    ResponderEliminar