As Origens:-
As origens da actual freguesia de Nogueira da Regedoura, remontam, segundo os registos mais antigos, ao ano 1037, anterior, portanto, à própria nacionalidade, surgindo nesses documentos como VILLA NUGÁRIA e VILLA DE POUSADA.
Nome:-
O Nome "Regedoura" poder-se-ía supor que seria uma povoação atravessada por um rio, regato ou ribeiro, embora não seja absoluta certeza. Sabe-se que Pousadela, de hoje, as denominação de Pousada, surge do Reinado de D. Dinis no ano de 1288.
Localização e confinações:-
Nogueira da Regedoura, está situada no extremo nordeste do Concelho de santa Maria da feira, confina com S. Paio de Oleiros, Mozelos e Argoncilhe, com Grijó do Concelho de Vila Nova de Gaia, com Guetim e Anta do Concelho de Espinho, tem uma área de 4, 8 kms 2 e segundo os Censos de 2001, residiam aqui 4998 pessoas. Passou a Vila em 13 de Maio de 1999 e o seu Padroeiro é S. Cristóvão.
Indústria nos tempos ídos.
Presume-se que ao longo destes séculos o povo de Nogueira da Regedoura não se afastasse muito dos padrões de vida próprios de uma localidade rústica onde a vida decorria em condições severas e difíceis em meio de um trabalho penoso de agricultores e artesãos. Sabe-se que o artesanato assentou aqui arraiais nos fins do século XIX, até meados do século XX, através de Tecedeiras que carregavam à cabeça em direcção ao Porto as suas teias coloridas, de algodão saídas de Teares ancestrais. No regresso as Tecedeiras traziam novamente à cabeça as tramas e fios para urdir as novas teias. Haviam por essa altura, na Freguesia, vários moínhos rústicos bem como uma Fábrica de Telhas que adquiriu fama em todo o País, por volta dos séculos XVI e XVII.
Fabricação e Artistas:-
Para fabricar papel de embrulho existiu um engenho artesanal . esse papel servia para o fabrico de sacos de papel que gerou especialistas que se chamaram saqueiras. Existiram também aqui, fabr5icantes de bombas artesanais de tirar água dos poços. Os Serradores e rachadores de Nogueira da Regedoura trabalhavam de Sol a Sol, transformando eucaliptos e pinheiros em traves, barrotes, ripas e tábuas usados na construção de casas e mobílias. Existiam ainda artistas que construíam carros de Bóis e Canastros ou Espigueiros.
Economia :-
Esta freguesia tem evoluído a olhos vistos, sendo a Indústria, Comércio e Serviços os grandes responsáveis por essa evolução. A Industri transformadora da Cortiça, as Madeiras, A Construção Civil, eos Texteis: Um Comércio muito variado e de salientar também a Indústria do Artesanato e variados serviços que abundam em Nogueira da Regedoura.
Saúde :-
Uma Unididade de Saúde, Farmácia, vários Consultórios, Laboratório de análise cliníca, etc. Nota:- está previsto para breve a construção de uma Unidade Familiar de Saúde juntamente com a vizinha Freguesia de S. Paio de Oleiros.
Existe a Associação de Alcoólicos Recuperados
Educação:
Cinco Salas de Ensino Pré-Primário e Nove Salas de Ensino.
Nota :- Está em fase de acabamento um novo Edifício juntto ás Escolas antigas do Souto que se prevê para muito brevemente a sua entrada em funcionamento.
Cultura :-
A este nivel movimenta-se na Freguesia o Rancho Folclórico de S. Cristovão, o Grupo Missionário de Jovens, uma escola de Música e o Centro Cultural e Recreativo de Pousadela.
Desporto :-
Dois Pavilhões Gimnodesportivos servem algumas Colectividades da Freguesia. O Relâmpago Futebol Clube-Possui um campo de jogos e um polivalente- A Associação Columbófila, tem sede própria, e o Centro Cultural e recreativo de Pousadela, Centro SocialLuso Venezoelano (a única colectividade com formação no Futsal). São os grandes responsáveis pelo dinamismo Desportivo.
Solidariedade :-
A Conferência de S. Vicente de Paulo, tem uma acção muito importante nesta componente.
Colectividades :-
Centro Social S. Cristovão, Centro Social de Trabahadores de Pousadela, Centro Social Luso-Venezoelano, Associação de Alcoólicos Recuperadosde Nogueira da Regedoura, Associação de Desenvolvimento de Nogueira da regedoura. Relâmpago União Futebol Clube Nogueirense, Rancho Folclórico S. Cristovão, Grupo Columbófilo de Nogueira da Regedoura, Sociedade de S. Vicente de Paulo, Liga Operária Católica, Grupo Missionário Jovem.
Festividades :-
Festa em honra de Nossa Senhora da Hora, Santo António e Senhora dos Remédios.
A visitar :-
A Igreja Paroquial, construção inicíada em 1923, Capela do Senhor dos Aflitos, Capela de Nossa Senhora dos Remédios, o Cruzeiro, Monumento cuja construção data do século XVII e XVIII, capela do Pinheiro das sete cruzes, construída em 1865, em homenagem às vitímas das invasões francesas em 11 de Maio de 1809, com relevo para o padre João de Sá Rocha e seu irmão Manuel. Monumento Doutor Carlos Ferreira Soares.
Curiosidades.
"Os Rachões" A população de Nogueira da Regedoura adquiriu este cognome há muitos anos atrás graças às mulheres.
Às "Rachonas" cabia separar as pinhas dos Pinheiros, para alimentar as lareiras, munidas de longas varas com uma fouce na ponta e um bicheiro, estas mulheres trepavam os pinheiros apoiadas numa simples corda que amarravam aos pés, abraçando a árvore conseguiam, até, a proeza de passar de um Pinheiro para o outro através das ramagens. A imensa presença de "Rachonas" nestas terras deu origem ao apelido.
O Edifício da Junta de Freguesia de Nogueira da Regedoura foi inaugurado, em 23 de Março de 2002